sábado, 22 de março de 2008

A Páscoa






A origem da Páscoa é pagã, seu nome Easter, em inglês o Dia da Deusa Ishtar – Deusa Lunar - é celebrado amplamente em várias culturas e religiões do mundo, tanto hoje em dia como no passado. Assim temos alguns exemplos:
1. Na antiga Babilônia - Ishtar (Easter), também chamada Deusa da Lua
2. Nos Católicos ela é a Virgem Maria (Rainha dos Céus)
3. Nos Chineses - Shingmoo
4. Nos Druídas - Virgo Paritura
5. No Antigo Egito - Ísis
6. Nos Efésios pagãos - Diana
7. Nos Etruscos - Nutria
8. Nos Alemães (antigos) - Herta
9. Nos Gregos - Afrodite / Ceres
10. Na Índia - Isi / Indrani
11. Nos Judeus apóstatas antigos - Astarte (Rainha dos Céus)
12. Adeptos de Krishna - Devaki
13. Na antiga Roma - Vênus / Fortuna
14. Para od Escandinavos - Disa
15. E para os Sumérios - Inana
Os babilônios celebravam o dia como o retorno de Ishtar (Easter), a deusa da Primavera. Esse dia celebrava o renascimento, ou reencarnação, da Natureza e da deusa da Natureza. De acordo com a lenda babilônia, um grande ovo caiu dos céus no rio Eufrates e a deusa Ishtar (Easter) eclodiu de dentro dele. Mais tarde, surgiu uma versão que incluía um ninho, em que o ovo pôde ser incubado até eclodir. Um cesto de palha ou vime era produzido para colocar o ovo da Páscoa [o ovo de Isthar].
A Procura do Ovo de Páscoa Escondido foi criada porque, se alguém encontrasse o ovo enquanto a deusa estava "renascendo", ela concederia uma benção especial ao felizardo! Como essa era uma festividade alegre da primavera, os ovos eram pintados com as brilhantes cores da primavera. Essa Tradição é muito comum nas culturas escandinavas, até os dias de hoje.
O Coelho da Páscoa
"O totem da deusa, a lua-lebre, punha ovos para as crianças comportadas comerem... a lebre da Páscoa era a forma como os celtas imaginavam a superfície da lua cheia...". Assim, "Easter" - Eostre ou Ishtar - era uma deusa da fertilidade. Visto que o coelho é uma criatura que procria rapidamente, simbolizava o ato sexual; o ovo simbolizava "nascimento" e "renovação". Juntos, o coelho da Páscoa e o ovo de Páscoa simbolizam o ato sexual e o que nasceu deles, Semíramis e Tamuz.
Outros Ingredientes Pagãos
Oferendas de Páscoa - São derivadas da tradição em que os sacerdotes e sacerdotisas traziam oferendas para os templos pagãos para a deusa da primavera, Isthar. Eles traziam flores frescas da primavera e doces para colocar no altar do ídolo da deusa que adoravam. Eles também assavam um bolo de passas, decorando-o com cruzes para simbolizar a cruz de Wotan, um deus pagão. De fato, o primeiro caso de Bolo de Frutas Secas pode ser rastreado até cerca de 1500 AC, até Cecrops, o fundador de Atenas. Nas celebrações do Velho Testamento no Israel apóstata, vemos mulheres assavam esses bolos para oferecê-los em adoração à Rainha dos Céus, Ishtar, identificada com o planeta Vênus. As oferendas para essa deusa incluíam bolos feitos na forma de uma estrela". Mais tarde os pagãos usaram não só a forma da estrela Pentalfa como também o bolo de frutas secas.
Outra oferenda popular a Isthar eram as roupas novas, feitas ou compradas! Os sacerdotes usavam seus melhores trajes, enquanto as virgens vestais usavam vestidos brancos novos. Elas também usavam algo para cobrir as cabeças, como chapéus de palha ou toucas de tecido e muitas se adornavam com grinaldas de flores da primavera. Elas carregavam cestos de vime cheios de doces e alimentos para oferecerem aos deuses pagãos.
Serviços de Páscoa ao nascer do sol - Eram iniciados pelos sacerdotes que serviam à deusa babilônia Ishtar para simbolicamente apressar a reencarnação de Ishtar/Easter.
Nós da E.I.E. CAMINHOS DA TRADIÇÃO desejamos a todos os amigos e todos que comungam conosco pela busca da SABEDORIA SAGRADA. Uma excelente Páscoa, repleta de alegria, prosperidade, harmonia, fertilidade, renascimento e tudo que ela representa!
FELIZ PÁSCOA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário